noticias551 Usina Angra 2 tem alto desempenho e supera média mundial após desafios da pandemia

Mambucaba

Usina Angra 2 tem alto desempenho e supera média mundial após desafios da pandemia

Avaliação de desempenho de usinas nucleares, o Performance Indicator Index (PI-INDEX) da Wano leva em consideração dez indicadores técnicos e operacionais

Publicada em 15/05/2025 às 15:29h - 121 visualizações -

Compartilhe nas redes sociais

Usina Angra 2 tem alto desempenho e supera média mundial após desafios da pandemia



A usina nuclear Angra 2 voltou a atingir padrões elevados de operação, com desempenho próximo a 95% em maio de 2025, segundo o índice PI-INDEX da World Association of Nuclear Operators (Wano), que consolida dados de desempenho das unidades nucleares ao redor do mundo.

Utilizado como parâmetro global para avaliação de desempenho de usinas nucleares, o Performance Indicator Index (PI-INDEX) da Wano leva em consideração dez indicadores técnicos e operacionais, incluindo taxa de disponibilidade, número de desarmes não planejados do reator, confiabilidade do combustível e performance dos sistemas de segurança. O índice considera um histórico de desempenho de até três anos, o que exige resultados consistentes para que uma unidade seja considerada de alta performance.

Angra 2 enfrentou algumas dificuldades entre 2020 e 2023, que impactaram sua geração de energia. Entre os principais desafios estiveram os efeitos da pandemia da Covid-19.

A partir de 2024, com a estabilização do programa de confiabilidade de equipamentos e soluções técnicas aplicadas, a unidade iniciou uma recuperação gradual. O marco mais recente ocorreu em maio de 2025, quando a usina alcançou cerca de 95% de performance, nível que a posiciona acima da média mundial.

Para o superintendente da usina Angra 2, Fabiano Portugal, o resultado é um reflexo do esforço coletivo.

“Esse índice é o coroamento do trabalho de toda a equipe. Quero parabenizar cada um dos trabalhadores de Angra 2, que contribuíram para que a usina voltasse a registrar níveis de desempenho comparáveis aos melhores do mundo. Implementamos  um programa integrado de confiabilidade baseado nas melhores práticas internacionais, que define a forma para gerenciar uma usina nuclear rumo à excelência. O atual desempenho é fruto deste trabalho iniciado há oito anos”, afirmou o superintendente.

 

O desempenho de Angra 2 é relevante também para o setor elétrico nacional, reforçando a estabilidade da geração nuclear no Brasil. De acordo com a Fundação Getulio Vargas (FGV), a energia nuclear representa impacto de R$2 bilhões no PIB nacional e gera mais de 22 mil empregos diretos e indiretos. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso site Mambucaba News Nosso Whatsapp (24)99859-7532
Visitas: 117245 Usuários Online: 1
Copyright (c) 2025 - Mambucaba News - Mambucaba News Sempre com você!
Converse conosco pelo Whatsapp!