Durante operação de combate às irregularidades no consumo de energia, realizada nesta semana em Paraty, na Costa Verde do estado, a Enel Rio identificou ligações clandestinas em um restaurante e em uma padaria no centro da cidade.
A primeira inspeção ocorreu no restaurante, onde técnicos da Enel, acompanhados por policiais civis e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), identificaram uma ligação direta em duas fases, sem medidor, caracterizando furto de energia. Já na padaria, foram constatadas irregularidades no medidor de energia.
Os responsáveis pelos dois estabelecimentos comerciais foram conduzidos à 167ª Delegacia de Polícia, onde foram registradas ocorrências por furto de energia.
Furtar energia é crime e causa riscos
Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Quem realiza "gato" de energia também está sujeito ao pagamento dos valores correspondentes ao consumo não registrado durante o período da irregularidade. Além disso, o furto de energia compromete diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca em risco a segurança da população, especialmente de quem manipula a rede elétrica de forma clandestina.
As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede, além de provocar interrupções no fornecimento de energia. A estimativa da Enel é que, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.